Seu site de estilo (e qualidade) de vida

28/12/2013 - 0:51

No apagar das luzes de 2013, governo aumenta IOF de cartão pré-pago no exterior

da Redação

Lembra que. para escapar dos 6% a mais de tributação no IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) cobrados pelo cartão de crédito, você lançava mão do cartão pré-pago? Esqueça. No apagar das luzes de 2013, o governo resolveu equiparar as duas modalidades – para cima, não para baixo.

Segundo o Ministério da Fazenda, para conferir isonomia de tratamento às operações com moeda estrangeira realizadas por meio de cartões de crédito internacionais, os pagamentos em moeda estrangeira feitos por meio de cartão de débito, os saques em moeda estrangeira realizados no exterior, as compras de cheques de viagem e o carregamento de cartões pré-pagos com moeda estrangeira, terão, a partir deste sábado, dia 28, alíquota de IOF elevada de 0,38% para 6,38%, a mesma incidente sobre os cartões de crédito internacionais.

Agora só dinheiro vivo paga 0,38% de IOF

Agora só dinheiro vivo paga 0,38% de IOF

“Com a medida, evita-se que um meio de pagamento seja preterido por outros em decorrência de sua estrutura de tributação”, diz o ministério, em nota. Segundo o órgão, as compras de moeda estrangeira em espécie feitas no mercado de câmbio brasileiro não têm alteração na sua tributação – ou seja, seguem com alíquota de 0,38%. Trocando em miúdos: a única forma de escapar dos 6% é levando dinheiro vivo para o exterior.

Essa medida tem arrecadação estimada em R$ 552 milhões por ano e será publicada em edição extraordinária do “Diário Oficial da União” deste sábado.

Comentários

comentários