Seu site de estilo (e qualidade) de vida

02/03/2014 - 22:52

“Cabeleira do Zezé” é campeã de execução no Carnaval

da Redação

“Cabeleira do Zezé” foi a música mais executada durante o Carnaval de 2013. A canção é seguida por “Cidade Maravilhosa” e “Maria Sapatão”. O levantamento é do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), responsável por arrecadar e pagar direitos autorais.

A música campeã é de João Roberto Kelly, que acabou então liderando o ranking dos titulares que mais receberam direitos autorais no período. “Fico feliz porque eu recebo o direito autoral de ‘Cabeleira do Zezé’ e de tantas outras músicas que eu tenho. Eu não sei o que seria de um compositor se ele não recebesse o direito autoral.”

Músicas executadas em blocos são registradas

Músicas executadas em blocos são registradas

No ranking foram consideradas as execuções públicas musicais em clubes, casas de diversão, coretos, bailes carnavalescos e eventos de rua, exceto shows. Desde janeiro o Ecad vem esclarecendo os usuários de música, como promotores de shows e de bailes de Carnaval e organizadores de blocos de rua, sobre a importância do pagamento dos direitos autorais pela utilização de músicas em seus eventos.

“O pagamento do direito autoral é importante porque beneficia milhares de titulares de música, em especial os compositores de marchinhas que muitas vezes têm suas músicas tocadas somente neste período. Mesmo as músicas mais antigas, de autores já falecidos, têm o direito autoral assegurado e pago a seus familiares até 70 anos após a morte do último titular da obra”, diz Mario Sergio Campos, gerente-executivo de distribuição do Ecad.

As campeãs do último Carnaval

1 – Cabeleira do Zezé (João Roberto Kelly/Roberto Faissal)

2 – Cidade Maravilhosa (Andre Filho)

3 – Maria Sapatão (Carlos/João Roberto Kelly/Chacrinha/Leleco)

4 – Mamãe Eu Quero (Jararaca/Vicente Paiva)

5 – Vassourinhas (Clube Vassourinhas/Batista Ramos/Mathias da Rocha)

6 – Me Dá um Dinheiro Aí (Homero Ferreira/Glauco Ferreira/Ivan Ferreira)

7 – Mulata ye ye ye (João Roberto Kelly)

8 – Peguei um Ita no Norte (Arizão/Guaracy/Dema Chagas/Bala/Celso Trindade)

9 – Cachaça (Heber Lobato/Mirabeau/Lucio de Castro/Marinosio Filho)

10 – Marcha do Remador (Castelo/Antonio Almeida)

Comentários

comentários